Carregando...

Demanda das empresas por serviços sofre com perda de fôlego da economia

  • Postada em : 23/05/2022


imagen

No primeiro bimestre de 2022, o setor de Serviços registrou crescimento de 8,5%, na comparação com igual período do ano anterior, segundo o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs).

Sua recuperação está atrelada à retomada da mobilidade social, viabilizada pelo avanço da vacinação contra a Covid-19, e, consequentemente, ao maior controle da crise sanitária no país.

Os dados mostram uma tendência positiva, já que o segmento aponta crescimento médio de 0,6% ao mês entre janeiro e fevereiro deste ano, na comparação com o nível de atividade de dezembro de 2021 (tendo como referência a evolução da média móvel em 12 meses).

Em linhas gerais, o setor vem sendo impulsionado especialmente pela retomada da demanda das famílias por serviços. Com o maior controle da pandemia, tem ocorrido, desde o ano anterior, a reversão do movimento de maior consumo de bens em detrimento de serviços - tendência que caracterizou o ambiente econômico nos períodos mais críticos da crise sanitária nos últimos anos.

Como exemplo, tendo como base os dados do IODE-PMEs, algumas atividades destinadas sobretudo às famílias têm mostrado retomada acima da verificada no setor como um todo:

  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (+43,3% YoY no primeiro bimestre de 2022);
  • Hotéis (+43,2%);
  • Agências de viagens (+111%);
  • Laboratórios clínicos (+19,5%);
  • Outras atividades de serviços pessoais (+30,4%).

Por outro lado, alguns serviços destinados majoritariamente às empresas têm encontrado dificuldades de performance no início deste ano. É o caso das PMEs do segmento de atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria, em que o IODE-PMEs da atividade mostra modesta retração de 1,6% no primeiro bimestre do ano na comparação anual.

Do ponto de vista da tendência recente na margem, o setor permanece praticamente estável (-0,1% ao mês, em média, entre janeiro e fevereiro) em relação ao patamar de dezembro de 2021.

Outras atividades de serviços empresariais também corroboram esse contexto, como o recuo da movimentação financeira real média dos serviços de seleção e agenciamento de mão de obra, fornecimento de alimentos para as empresas, aluguel de máquinas e equipamentos para escritório e outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas.

Fonte: Contábeis

Voltar

Solicite uma Proposta, visita ou agende uma reunião!

Últimas Notícias