Carregando...

Empresas podem se inscrever no prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar

  • Postada em : 23/05/2022

imagen

Maio é o último mês para inscrever as empresas no Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT), iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) para reconhecer os ambientes de trabalho brasileiros mais bem avaliados entre seus colaboradores. 

As empresas destacadas como lugares incríveis para trabalhar ganham visibilidade e fortalecem sua marca empregadora, o que contribui diretamente para maior atração e retenção de talentos. 

Entretanto, todos os participantes saem ganhando. Isso porque, por trás da premiação, está a pesquisa FEEx - FIA Employee Experience, que avalia tópicos como ambiente de trabalho, liderança, satisfação com a área de RH e percepção da imagem da empresa, entre outros, oferecendo dados e informações estratégicas fundamentais para que grandes mudanças internas se concretizem. 

O fato de as questões serem respondidas anonimamente e organizadas por uma instituição isenta e reconhecida como a FIA oferece insights valiosos sobre trabalho, motivação, comunicação, carreira, recompensa e liderança. 

"Como todos os funcionários são convidados a participar da pesquisa, a empresa toda se envolve no processo - mesmo quem não acessa sabe o que está acontecendo", comenta a professora da FIA Business School, Lina Nakata. 

Segundo ela, os dados oferecidos pela pesquisa funcionam como ponto de partida para a tomada de decisões estratégicas.

Confira as principais razões para inscrever sua empresa no prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar.

Gestão de pessoas
Ao participar da FEEx em 2021, o Laboratório Biovet descobriu que, apesar de mais de 90% de seus colaboradores recomendarem a empresa como um bom lugar para se trabalhar, eles não estavam satisfeitos com três pontos: reconhecimento e recompensa, carreira e processos e procedimentos. 

A empresa, então, fez um plano de ação. O primeiro passo foi apresentar as respostas completas às diretorias e gerências para que elas tivessem uma visão clara de como suas áreas haviam sido avaliadas. Em seguida, iniciaram o cascateamento das informações para o restante dos colaboradores.

"Pedimos então que as equipes escolhessem de três a cinco tópicos que considerassem mais críticos e trabalhassem na elaboração de planos de ação, sob o acompanhamento da equipe de recursos humanos", conta a gerente de RH, Fabrizia Keramidas. 

O laboratório também considerou importante investir em feedback ao perceber que as empresas reconhecidas como melhores lugares para trabalhar apresentavam notas mais altas no tema. 

Foi instituído o mês do feedback para reforçar sua importância, além de serem promovidas capacitação de gestores e campanhas por meio de comunicação interna por e-mail e WhatsApp. 

"Além de nos estimular a melhorar o que não vai tão bem, a pesquisa nos motivou a realizar ações que preservam aquilo que nosso colaborador enxerga como ponto forte, como nossa cultura de relacionamento", afirma Fabrizia.

Fortalecimento de equipes
Adepta de um modelo horizontalizado, sem forte hierarquia e com todos os funcionários envolvidos na definição de processos, a empresa têxtil catarinense Zatom Confecções confirmou por meio da FEEx sua eficiência no tema liderança - há alguns anos, seus colaboradores avaliam os gestores positivamente e sabem que podem contar com eles.

Na pesquisa de 2021, contudo, a confiança depositada na liderança não se refletiu nas relações interpessoais. As cinco equipes da empresa não sentiam que tinham o apoio uma das outras. Com esse resultado em mãos, a Zatom passou a organizar palestras e cursos voltados ao assunto.

"Demos início a um trabalho para desconstruir essa barreira entre os times, ampliando a consciência de que se o líder pode ajudar, o time ao lado também pode", diz o CEO da empresa, Cleiton Rossi. "Eu mesmo mudei meu discurso e minha linguagem dentro das reuniões para abordar a questão."

A empresa também uniu o útil ao agradável e usou iniciativas bem avaliadas na FEEx para reforçar a união entre as equipes, como as viagens de integração e ações de impacto na comunidade, que acontecem algumas vezes ao ano.

Lugares incríveis para trabalhar
O Prêmio Lugares Incríveis Para Trabalhar é uma iniciativa da FIA para reconhecer as empresas que têm as melhores práticas em gestão de pessoas. 

Os vencedores são definidos a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), que mede a qualidade do ambiente de trabalho, a solidez da cultura organizacional, o estilo de atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH. 

Fonte: Contábeis

Voltar

Solicite uma Proposta, visita ou agende uma reunião!

Últimas Notícias